"(...) a escolha entre a pílula azul e a vermelha não é verdadeiramente uma escolha entre ilusão e realidade. É claro que a Matrix é uma máquina de produzir ficções, mas são ficções que já estruturam nossa realidade. Se tirarmos da realidade as ficções simbólicas que a regulam, perdemos a própria realidade.
Eu quero a terceira pílula.
Mas o que é a terceira pílula? Certamente não algum tipo de pílula transcendental que conduza a uma falsa experiência religiosa do tipo fast-food, mas uma pílula que me permita perceber não a realidade por trás da ilusão, mas a realidade contida na própria ilusão."
(Slavoj Zizek no documentário "The Pervert's Guide to Cinema")
2 comentários:
Estou lendo "Mitologia, Loucura e Riso" do Zizek, e acho que me ajudaria muito as tuas antigas explanações sobre Hegel e alguns idealistas alemães... Mas estou tateando e descortinando uma filosofia que estou gostando bastante. Abraço.
Dá uma olhada nesse documentário, Ana. É bem legal para quem curte filmes e se afina com os estudos sobre mitologia e simbologia de linha pós-moderna. Apesar de Zizek rechaçar a corrente francesa (da qual tenho lido bastante) ele tem alguns insights interessantes para pensar a ficção (seja na forma que for) como organizadora do mundo para os indivíduos.
Postar um comentário